Por Clínicas de Recuperação Med em 19/10/2022
Entenda o que é a dependência química e quais os principais tratamentos

Este artigo tem como objetivo explicar o que é a dependência química e quais os principais tratamentos usados para a recuperação do dependente.

Compreendendo que algumas substâncias são o motivo pelo qual os comportamentos, em geral, de algumas pessoas se alteram após seu consumo, causando danos que podem se tornar graves no organismo delas.

Tendo a principal característica de dependente químico aquela pessoa que se relaciona com as drogas ingeridas em um grau de necessidade acima do recomendado.

Tornando o comportamento por tal ingestão tão modificada, que desenvolve comportamentos impulsivos, e às vezes até agressivos, com o objetivo de dar alívios às emoções que as circunstâncias da vida lhe provocam.

Entenda o que é a dependência química

A OMS, Organização Mundial da Saúde, reconhece a dependência química como uma doença que se traduz em consequências físicas e mentais ocasionadas pelo uso abusivo de substâncias que fazem mal ao organismo, podendo ser ilícitas (crack, cocaína, maconha e afins) e lícitas (álcool e nicotina).

 

Apesar de ser uma doença desconsiderada pela maioria das pessoas, que a vê como problemas de vício ou de caráter.

 

Também é considerada um transtorno mental, por fazer alterações na percepção da pessoa viciada, alterando inclusive sua consciência em um determinado período de tempo, dissociando-o da realidade.

 

Descubra as causas da dependência química

As causas podem ser variadas e/ou combinadas, e vamos citar aqui algumas delas logo abaixo:

 

Predisposição genética;

Dificuldades em saber como resolver problemas e frustrações;

Traumas infantis;

Depressão;

Ansiedade;

Influências sociais;

Ambientes familiares hostis;

Entre outros.

 

Quando se fala, dentro de o que é a dependência química, em relação à questão hereditária, entende-se que são as características que passam de pais para filhos, em relação a como o organismo deste metaboliza o uso de uma certa substância e o quão potente ela pode ser neste organismo, causando graus de dependência.

 

Em relação às causas comportamentais, o uso de substâncias que causem dependência podem dar a essa pessoa o alívio que precisa para lidar com circunstâncias que lhe são desconfortáveis, e a partir do momento em que tal alívio é associado, o uso abuso pode ocorrer e estabelecer a dependência química.

 

Lembrando que os fatores citados acima podem estar relacionados de forma direta ou indireta, no que diz respeito às influências do seu meio.

 

Saiba quais são os principais sintomas

Não é fácil conseguir identificar os sinais, afinal, a dependência química acontece progressivamente, o que torna os sintomas mais fortes ao longo do uso de uma determinada substância, que são:

 

Fissura: Consiste em uma vontade incontrolável de uso da droga, aumentando a fissura ou craving, conforme o aumento da droga acontecer, iniciando uma compulsão devido os efeitos que causam em seu organismo, momentâneamente.

 

Dificuldade em controlar o uso: Como o efeito lhe traz algum tipo de prazer e passa, a necessidade de obter o mesmo aumenta e consequentemente o uso da droga também.

 

Síndrome de abstinência: E quando o usuário, por qualquer que seja o motivo, não usa a droga, algumas alterações ocorrem pela falta dela. Entre esses sintomas estão: humor alterado, irritabilidade, tremores, náuseas, palpitações e até alucinações.

 

Tolerância aumentada: Quanto maior o consumo da droga mais tolerante o organismo se torna, dependendo cada vez mais de doses maiores, ou drogas mais fortes, para alcançar o mesmo efeito do início, tornando-se um ciclo interminável de consequências devido ao consumo perigoso.

 

Mudanças de comportamento: Devido ao comportamento alterado, a vida social da pessoa dependente muda, onde as amizades anteriores são deixadas de lado e um novo grupo se forma, assumindo riscos que a expõe ao perigo, abandonando inclusive familiares e pessoas que ama.

 

Demais sintomas: Por causa da droga e seus efeitos cada vez mais catastrófico, a pessoa dependente, pode tornar-se um paciente psiquiátrico, com alterações de percepção, diminuição do raciocínio, que afeta diretamente na produção no trabalho, ocasionando problemas financeiros, relações tumultuosas com as pessoas ao seu redor, e acabando em crimes para manutenção do vício.

 

Conheça os principais tratamentos para a dependência química

Apesar de todo quadro apresentado acima, a dependência química tem tratamento, mas é uma doença crônica, que precisa de acompanhamento constantemente, principalmente em seu início.

 

Para tratar esse transtorno, as alternativas são variadas e escolhidas pelo profissional de saúde, que melhor pode reduzir os danos causados pelo vício.

 

Desta forma, existem consultas a serem feitas e acompanhamentos com equipes multidisciplinares especializadas que irão receber, acolher e cooperar em conjunto no tratamento definido.

 

Os tratamentos mais indicados são:

 

Tratamento terapêutico;

Desintoxicação;

Dinâmicas em grupo;

Terapia ocupacional;

Atividades físicas.

 

Esperamos que este artigo sobre o que é a dependência química, tenha ajudado a compreender melhor, este que além de um problema de saúde, tornou-se um problema social crônico.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Precisa de Ajuda? Precisa de Ajuda?
Aguarde..